Avril Lavigne lança o profundo álbum ‘Head Above Water’

Após 5 anos longe dos holofotes da música, Avril apresenta álbum maduro, reflexivo e mais intenso

Por Marjorie Riff *

16/02/2019 às 15:28 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Foto: Avril Lavigne / Arquivo Pessoal do Twitter / Divulgação.

O retorno de Avril Lavigne finalmente aconteceu. A cantora canadense lançou, na última sexta-feira (15), o aguardado álbum ‘Head Above Water’. O título faz referência à sua luta pela vida contra a Doença de Lyme, uma forte infecção bacteriana adquirida pela picada do carrapato-estrela.

Avril contraiu a peste em 2015 e, sendo assim, ficou de cama e refém de um longo tratamento médico. No mesmo período, a cantora enfrentou um complicado divórcio com Chad Kroeger, vocalista do Nickelback.

A divulgação do novo álbum começou ainda no final de 2018, com o lançamento da primeira faixa. Ela é também canção tema, que conta com um clipe recheado de metáforas.

Em pequenos desabafos em seu Instagram, a artista sempre ressaltava como o apoio de seus fãs foi importante para que não se deixasse vencer pela doença e abandonasse a música. Como reflexo disso, a canção ‘Head Above Water’ é emocionante, melódica. Dessa maneira, resume o principal recado do álbum: a superação interna e a busca “começar de novo”.

Repertório

A segunda faixa, ‘Birdie’, certamente é um dos destaques do álbum. Tem um toque inicial de piano. Faz lembrar ‘Alice’, canção feita por Avril especialmente para o filme ‘Alice No País das Maravilhas’, de 2010, com Johnny Depp. Conta, ainda, com uma viciante mixagem que remete à ‘Losing Grip’ (2002). ‘I Fell In Love With The Devil’ dá sequência ao trabalho com uma pegada mais reflexiva e incisiva, mas não menos contagiante. Facilmente irá conquistar os fãs pela letra que faz alusão à linha tênue entre o bem e o mal.

O clipe de ‘Tell Me It’s Over’ está disponível nas plataformas de streaming desde dezembro. Conta sobre outro assunto delicado para Avril nos últimos tempos: o fim de seu casamento com Chad Kroeger. Eles cantaram juntos ‘Let Me Go’ no álbum anterior. A dificuldade de compreender quando um relacionamento está em seu fim, além de sua aceitação, pode ser sentida do início ao fim com uma balada semelhante a ‘Give What You Like’.

Parcerias

Deixando os sentimentos profundos um pouquinho de lado, a quinta faixa é a recente apresentada ‘Dumb Blonde’. É a celebrada parceria com a rapper Nicki Minaj. A canção funciona aos moldes clássicos de sua marca como a ‘Princesinha do Pop Punk’. O rap é bem encaixado, apesar de um pouquinho dispensável. O resultado, porém, é uma música divertida e que conta com uma letra rebelde.

As próximas faixas, ‘Is Was In Me’, ‘Souvenir’, ‘Crush’ e ‘Goddess’ retornam ao tom melódico anterior do álbum. Porém, cada uma de uma forma diferente, com arranjos ora mais animados, ora intensos. Vale o destaque para ‘Goddess’, que se destoa das demais por seu ritmo levemente mais acelerado.

As três últimas faixas, ‘Bigger Wow’, ‘Love Me Insane’ e ‘Warrior’ finalizam bem o produto. ‘Bigger Wow’ e ‘Love Me Insane’ são mais otimistas, enquanto ‘Warrior’ fecha o álbum com frases claras sobre sua luta pela vida e sobre o valor que encontrou na mesma. Por fim, ‘Head Above Water’ é mais consistente, rico e trouxe ao público um lado interessante não só sobre a artista Avril Lavigne, mas a pessoa privada.

 

Foto: Avril Lavigne / Arquivo Pessoal do Twitter.

photo

Whadi Gama lança clipe do hit ‘Piscininha, Amor’

“Piscininha, Amor”, hit que estourou no início do ano, ganhou clipe. O vídeo da canção, gravado na Praia da Barra, no Rio de Janeiro, com participação da cantora Gretchen e dos influenciadores e humoristas João Quirino e Isadora Nogueira. A direção é de Filipe Ratz. O clipe tem a temática inspirada na canção, com direito a […]

LEIA MAIS
photo

Sandy & Júnior anunciam turnê que passará por BH em Agosto

Depois de doze anos da separação em 2007, os irmãos Sandy e Júnior surpreenderam os fãs. Para comemorar a história musical da dupla, eles passarão por dez capitais brasileiras com shows especiais. A turnê “Nossa História” será entre Julho e Setembro e BH já foi confirmada como um dos destinos, para a alegria dos fãs […]

LEIA MAIS
photo

Ariana Grande lança o aguardado álbum ‘Thank U, Next’

Finalmente ‘Thank U, Next’ chegou! O quinto álbum de estúdio da cantora pop norte-americana Ariana Grande chegou às plataformas de streaming no dia 08 de fevereiro. Chega após o sucesso estrondoso da canção tema e do clipe repleto de referências à filmes queridinhos como ‘Meninas Malvadas’, ‘Legalmente Loira’, ‘De Repente 30’ e ‘As Apimentadas’ em […]

LEIA MAIS