No aniversário de Harry Potter e J.K. Rowling, confira 10 curiosidades da saga

O dia 31 de julho marca o aniversário do personagem e sua autora. Com isso, separamos algumas informações interessantes sobre a construção da história.

Por Gabriel Lomasso

31/07/2019 às 17:14

Publicidade - Portal UAI
Foto: Warner Bros. / Divulgação.

Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-Lufa. Qual a a sua casa em Hogwarts? Se você tem uma ou mais de uma preferida não tem problema, pois o dia hoje é de comemoração. O personagem que dá título à saga Harry Potter e a sua autora, J. K. Rolling, fazem aniversário hoje, dia 31 de julho.

Muitos falam que agosto é o mês do azar e que nunca acaba. Entretanto, pelo menos os fãs do bruxo podem comemorar e começar o oitavo mês do ano com alegria e energia renovada. Todo mundo se lembra do dia que Harry fez 11 anos e recebeu a famosa cartinha de Hogwarts – carta que muitos fãs queriam receber no mundo real.

E para comemorar esta data, separamos algumas curiosidades sobre a saga que ainda faz muito sucesso pelo mundo todo.

O curioso mundo de Harry Potter

  1. J.K Rowling escolheu a mesma data do seu nascimento para ser a de Harry. Neste ano, ela completa 54 anos e ele, 39.
  2. O primeiro livro, ‘A Pedra Filosofal’ foi lançado em 1997, mas já em 1990, J.K já tinha escrito o último capítulo da história
  3. Boa parte da história surgiu durante uma viagem de trem que J.K Rowling fazia. De acordo com a autora, ela chegou a sonhar com alguns personagens e anotou lembranças de sua infância que serviram de inspiração.
  4. Quando terminou de escrever o primeiro livro, J.K chegou a oferecer a história para mais de 10 editoras britânicas. Todas recusaram.
  5. ‘Harry Potter e Pedra Filosofal’ foi lançado com apenas 500 livros em sua primeira tiragem. Hoje, essas primeiras edições valem uma fortuna, chegando a ser vendidas por mais de US$ 40 mil.
  6. O primeiro filme chegou aos cinemas em 2001 e logo se tornou um fenômeno mundial. O sucesso foi tanto, que o cantor Michael Jackson quis fazer um musical baseado nas histórias. Porém, teve o desejo recusado pela autora.
  7. Para vender os direitos da história para a Warner, J.K fez uma pequena lista de exigências, entre elas que o elenco fosse totalmente britânico e que ela pudesse participar de todo o processo criativo, para controlar o que seria adaptado ou não para as telonas – assim, mantendo a essência de sua obra.
  8. A primeira ideia de adaptação seria uma animação em CGI, dirigida por Steven Spielberg. Mas o diretor acabou saindo do projeto e a ideia não foi para frente.
  9. As histórias e seus personagens trazem uma série de referências pessoais da autora. Segundo J.K, Snape foi baseado em um antigo professor de química, os Dementadores têm influência em um forte período de depressão que sofreu após a morte de sua mãe e Potter era o sobrenome de antigos vizinhos da autora.
  10. O universo mágico vai muito além de Hogwarts. De acordo com J.K. Rowling, existem outras 11 escolas de magia espalhadas pelo mundo, uma delas fica no Brasil: a Castelobruxo, que fica no meio da Floresta Amazônica, mas sua localização exata nunca foi revelada.

 

photo

‘De Pernas Pro Ar’ 3 divulga novas cenas e making of com Ingrid e Cauã

‘De Pernas Pro Ar’ 3 vem aí. E com Cauã Reymond no elenco, cenas rodadas na França e muita comédia solta. A Paris Filmes divulgou um vídeo com o making of e novas cenas da franquia. A vida da protagonista Alice Segretto (Ingrid Guimarães) irá, novamente, de pernas pro ar. Mesmo decidindo se dedicar mais […]

LEIA MAIS
photo

Multishow anuncia episódio perdido de Chaves

O Multishow anunciou que exibirá hoje, 8 de agosto, mais um episódio perdido de Chaves. Intitulado “Ser pintor é um questão de talento, parte 1”, o episódio tem foco no Seu Madruga e será exibido a partir das 23h45. Logo em seguida, será disponibilizado no Multishow Play. De acordo com a sinopse, o episódio mostrará […]

LEIA MAIS
photo

‘Vingadores: Ultimato’ libera novo trailer

‘Vingadores: Ultimato’ chega aos cinemas no dia 25 de Abril. E para enlouquecer os fãs de ansiedade, o segundo trailer foi liberado nesta quinta-feira. Com cenas emocionantes do passado de cada Vingador, ocorre uma mesclagem com o presente devastado pós Thanos. Ainda em cartaz, ‘Capitã Marvel’ é um sucesso e Carol Danvers também dá as […]

LEIA MAIS